Como os drones podem ajudar no monitoramento de obras das construções civis?

Os veículos aéreos não-tripulados, popularmente conhecidos como drones, evoluíram do uso militar para embarcar de vez no mercado. Do cinema à engenharia, são muitas as aplicações onde eles vêm proporcionando economia, agilidade e segurança operacional. Neste artigo demonstraremos como os drones podem ajudar no monitoramento de obras das construções civis.

Sabemos que estas ações fazem parte do gerenciamento de risco do empreendimento; um cuidado indispensável, tendo em vista que nas etapas que constituem o projeto alguns contratempos podem surgir. Acontece que, na mesma frequência com que surgem, eles podem ser minimizados e previstos se houver acompanhamento correto da obra.

Se temos neste fator de gestão uma razão para usar drones, o mesmo pode se dizer da economia de custos. O que pode ser, por sua vez, um efeito colateral da prevenção de riscos. De igual forma, podemos alcançar este resultado em razão do custo-benefício representado pelo equipamento. Como ocorre o auxílio desta tecnologia no setor da construção? Confira a seguir.


Como os drones podem ajudar no monitoramento de obras das construções civis?


Já nas primeiras etapas do empreendimento os drones podem se mostrar um bom investimento. Sua utilização é comum nos mapeamentos aéreos, sendo ferramenta importante para se calcular a área útil. Quando são iniciados os trabalhos ele passa então a desempenhar duas funções principais:


• Acompanhamento das atividades dos operários


Com o auxílio dos veículos aéreos não-tripulados a empresa responsável pelo projeto consegue observar a execução de tarefas. Entre as informações que podem ser conferidas está o respeito às regras de segurança. Pode ser um meio também para identificação de acidentes e outros problemas de forma ágil.


• Acompanhamento do desenvolvimento da obra


Esta é a função mais básica a ser desempenhada por um drone na construção civil. Com certa periodicidade o equipamento irá produzir imagens do local em ângulos diversos. É desta forma que os responsáveis poderão avaliar o desenvolvimento da obra.


Praticidade, economia e segurança


Outra forma como os drones podem ajudar no monitoramento de obras das construções civis é nas tarefas de inspeção. Este é um dos pontos onde mais encontramos economia de gastos. Afinal, o equipamento pode servir para observação de locais de difícil acesso. Espaços onde ele gera imagens em alta resolução com facilidade.

Dispensamos com isso a necessidade de ferramentas como guindastes e andaimes. Um benefício atrelado a este é que liberamos os trabalhadores de certas tarefas mais arriscadas. Lembrando que por traz dos esforços humanos existem muitas normas de segurança a respeitar. Ao usar um drone para desempenhar as mesmas tarefas há uma simplificação das atividades em termos econômicos, práticos e legais.


Entre em contato para maiores informações sobre drones na construção civil


Tratamos neste artigo de como os drones podem ajudar no monitoramento de obras das construções civis. Você busca por uma forma de modernizar as suas ações neste quesito? Então aproveite para entrar em contato e tomar conhecimento dos nossos serviços.

Somos especializados em inspeção com uso de drones, seja para pontes, viadutos, galerias ou empreendimentos da construção civil. Visite o nosso site para conferir uma galeria de fotos com projetos nos quais trabalhamos. Para tirar as suas dúvidas, basta ligar em nosso número!