Mitos e verdades sobre a topografia com drones

O uso dos drones na topografia vem surgindo com uma excelente alternativa por ser uma opção rápida, prática e eficaz. É certo que os métodos tradicionais ainda dominam o mercado, mas, ao longo dos anos, temos notado um crescimento no uso de veículos aéreos não tripulados – os chamados VANTs ou drones - em topografias.

Isso porque o uso de drones, além de promover mais tecnologia aos processos, tornam mais fácil o mapeamento de grandes e sinuosas áreas, facilitando o trabalho dos profissionais da topografia. Contudo, por ser uma alternativa ainda recente e em desenvolvimento, sobre ela rondam alguns mitos. Descubra, neste artigo, mitos e verdades sobre a topografia com drones.

O conhecimento na área e os métodos tradicionais podem ser desconsiderados no uso de drones para a topografia

Mito. É preciso que a equipe topográfica tenha amplo conhecimento na área, pois o trabalho executado deve ser feito de forma minuciosa, como nas metodologias tradicionais. O que muda é que o uso dos drones facilita a execução dos mapeamentos.

Topógrafos que fazem uso da tecnologia afirmam que os drones permitem o exame de áreas mais difíceis em menores períodos de tempo.

Além disso, o mapeamento por drones pode ser feito em quaisquer circunstâncias climáticas, pois dispensa tripulação, o que não afeta a segurança dos envolvidos no processo.

São reduzidos custos e tempo de trabalho

Verdade. Como mencionado acima, os drones permitem o mapeamento a qualquer momento e nas situações mais adversas, o que economiza tempo e custos financeiros. E, por não precisar de uma tripulação, os processos de mapeamento são feitos mais rapidamente e de forma mais segura.

Qualquer um pode tripular um drone

Mito. Em território brasileiro, o uso comercial dos drones exige diversos licenciamentos e treinamentos. Portanto, é preciso de pessoal capacitado para a pilotagem dos drones.

Por isso, é importante se atentar à legislação e procurar por empresas bem capacitadas no momento da contratação.

Oferece resultados detalhados

Verdade. O uso dos drones é ideal para levantamento de dados mais detalhados e precisos. Essa é uma das razões que faz com que os drones sejam muito buscados, hoje, para trabalhos de pesquisas e em locais com grau de acesso mais dificultado. Fora os custos muito mais acessíveis.

Possibilita registros fotográficos

Verdade. Além de todos os levantamentos sobre construção, volume de terra, sinuosidades, erosão vegetação e outros, os drones fornecem informações por meio de imagens. Hoje, muitos contratantes requerem análises por meio visual também, facilitando a observação das dimensões, comparar os avanços dos procedimentos entre outros detalhes.

Os registros são enviados em tempo real

Verdade. Os drones possibilitam que as imagens sejam levantadas e disseminadas em tempo real, facilitando e agilizando os processos topográficos. Além disso, esses registros podem ser armazenados para consultas futuras.

Vale destacar que as imagens podem ser capturadas a cada 1 ou 2 segundos, recurso que aumenta as informações no registro.

Gostou do nosso conteúdo? Então, não fique de fora de nossas galerias de fotos de produtos especializados. Caso ainda tenha alguma dúvida, não deixe de entrar em contato por telefone!