Por que utilizar drones no acompanhamento de obras?

Pequenas aeronaves não pilotadas que ajudam a reduzir custos no campo da construção civil: esse cenário já é uma realidade, graças aos drones que permitem, entre outras funções, um acompanhamento mais efetivo das obras. Veja a seguir as principais razões para utilizar esse equipamento para monitorar as construções.


Prever problemas de execução


Nem sempre o responsável por uma construção tem a possibilidade de estar no canteiro de obras o tempo todo, até porque ele pode estar liderando outros trabalhos em paralelo.

O acompanhamento com drones fornece imagens de alta qualidade e com boa riqueza de detalhes. Assim, é possível identificar qualquer tipo de problema e solicitar que ele seja corrigido antes que a obra entre em fase de finalização, quando é mais difícil. Dessa forma, há uma economia de recursos considerável e a redução das chances de atraso na entrega (o que também representa um benefício financeiro, visto que normalmente os contratos preveem multas).

Além disso, o monitoramento pela captura de imagens aéreas também permite avaliar o desempenho e a produtividade dos colaboradores que estão trabalhando na obra, para ajustar essas questões caso seja necessário.

Qualquer ocorrência de ociosidade ou de mau uso dos materiais pode resultar na tomada imediata das medidas cabíveis.


Visualização estratégica do terreno


Com o drone é possível capturar imagens em diferentes ângulos e alturas. Por consequência, os responsáveis por ela conseguem avaliar questões como insolação e outros aspectos técnicos que não podem ser observados com a mesma precisão de outra forma.

Essa observação, dependendo dos resultados que trouxer, pode influenciar no conceito arquitetônico do projeto, seja para corrigir pequenos contratempos ou para aproveitar mais o potencial de uma determinada condição.

É por isso que o acompanhamento deve ter início antes mesmo de a obra começar: para que a topografia do terreno seja submetida à análise e tenha continuidade em todo o decorrer da construção, para que essas questões técnicas que podem se manifestar depois também sejam identificadas.


Portabilidade


Por meio do acompanhamento com drone é possível obter imagens de alta qualidade da obra, que podem ser levadas e visualizadas em praticamente qualquer lugar. Isso representa uma série de facilidades: o cliente pode, por exemplo, ter uma noção real do andamento da construção sem precisar se deslocar até lá.

Além disso, toda a equipe envolvida no projeto (responsáveis pela arquitetura e design de interiores, por exemplo) pode se reunir para observar as imagens e, a partir disso, alinhar como será o trabalho de cada setor. Na prática, isso significa que o uso do drone permite que todos os profissionais que trabalham em uma construção podem desenvolver maior entrosamento com a obra e isso impacta diretamente na qualidade do resultado.

O custo/benefício do monitoramento com drones é muito interessante. É mais barato do que capturar imagens aéreas de helicóptero, por exemplo (o que exige uma equipe), e os benefícios proporcionados garantem maior qualidade e otimização do tempo de construção.

O acompanhamento de obras via drones é um dos serviços prestados pela Age Drone. Acesse o nosso site para saber mais e conhecer o nosso portfólio.